Além de fazer parte do seleto grupo de cidades criativas do País, de acordo com a Unesco, e de Cidade Educadora, de acordo com associação internacional vinculada a entidade, Santos está em busca de um novo selo: MIL City (Media and Information Literacy), cidade que alfabetiza para a mídia e informação.
O assunto foi debatido nesta terça-feira (22), em reunião realizada no Paço Municipal, entre autoridades da Municipalidade e o copresidente da aliança internacional da Unesco em educação midiática, a Unesco Mil Alliance, Alexandre Le Voci Sayad.
O selo ainda está sendo desenvolvido pela organização e, até o momento, não foi atribuído a nenhuma cidade. Segundo Sayad, outros municípios ao redor do mundo também já debatem o assunto, como Helsinque (Finlândia), Saint Louis (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina).
“Santos tem tudo para ser a primeira, porque a cidade já tem um tecido de políticas públicas, educação e cidadania muito bem entrelaçado, o que faz de um município uma cidade educadora na sua essência”, afirmou o copresidente da Unesco Mil Alliance.
Para a vice-prefeita Renata Bravo, o selo será mais um reconhecimento para atividades que já são desenvolvidas na Cidade. “Santos já é pioneira em tantos projetos e, agora ser referência em educação midiática, comunitária e trabalhos com a informação é mais um pioneirismo. Vamos trabalhar para muito em breve podermos trazer esse selo para o Município e fazer nosso trabalho refletir para todo País”.
MIL CITIES
A iniciativa MIL Cities foi lançada em 2018, durante a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (Global Media and Information Literacy Week), que teve como tema “Mídia e cidades informadas pela informação: vozes, poderes e transformadores”. O selo, cujas métricas ainda estão sendo desenvolvidas, visa transformar a educação midiática num conceito cultural de aprendizagem permanente, integrando a matéria às políticas e estratégias municipais.
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
A educação midiática, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, é um conjunto de habilidades e competências adquiridas pela audiência, ou seja, aqueles que consomem o que é produzido e distribuído pelos canais de mídia, que permitem ao cidadão se expressar, ler, analisar e ser um aprendiz crítico em relação às informações que recebe. O letramento midiático contribui com o combate à desinformação e à disseminação de notícias falsas, além de ser um pilar para a construção de um conhecimento de qualidade.
TRABALHO EM SANTOS
Em Santos, já é desenvolvida uma série de projetos e atividades que abordam os conceitos de educação midiática e digital, como o Parquinho Tecnológico, desenvolvido em escolas municipais, no estímulo à inovação e ao empreendedorismo, com aulas sobre tecnologias digitais, mídias e audiovisual; as estudiotecas, ambientes tecnológicos e multidisciplinares, com equipamentos e estruturas diferenciadas que permitem um método de ensino inovador, e o projeto “Memórias em Rede”, desenvolvido pelo Instituto Devir Educom, em parceria com escolas municipais, onde os alunos experienciam a vida de um comunicador e encontram sua identidade social no bairro onde vivem, por meio de entrevistas com pessoas mais velhas e produção de conteúdo.