Santos-SP
Santos-SP
São Paulo-SP
(13) 99102-1636 Seg - Sex 8h - 17h Av. Dino Bueno, 24 - Ponta da Praia - Santos-SP
(13) 99102-1636 Seg - Sex 8h - 17h Breve
Qualidade
e Experiência
Hospitalar
Experiência Comprovada
Projeto de Franquias
Atendimento Especializado
Solicitar Orçamento

Santos busca pioneirismo internacional com novo selo de educação da Unesco

Além de fazer parte do seleto grupo de cidades criativas do País, de acordo com a Unesco, e de Cidade Educadora, de acordo com associação internacional vinculada a entidade, Santos está em busca de um novo selo: MIL City (Media and Information Literacy), cidade que alfabetiza para a mídia e informação.

O assunto foi debatido nesta terça-feira (22), em reunião realizada no Paço Municipal, entre autoridades da Municipalidade e o copresidente da aliança internacional da Unesco em educação midiática, a Unesco Mil Alliance, Alexandre Le Voci Sayad.

O selo ainda está sendo desenvolvido pela organização e, até o momento, não foi atribuído a nenhuma cidade. Segundo Sayad, outros municípios ao redor do mundo também já debatem o assunto, como Helsinque (Finlândia), Saint Louis (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina).

“Santos tem tudo para ser a primeira, porque a cidade já tem um tecido de políticas públicas, educação e cidadania muito bem entrelaçado, o que faz de um município uma cidade educadora na sua essência”, afirmou o copresidente da Unesco Mil Alliance.

Para a vice-prefeita Renata Bravo, o selo será mais um reconhecimento para atividades que já são desenvolvidas na Cidade. “Santos já é pioneira em tantos projetos e, agora ser referência em educação midiática, comunitária e trabalhos com a informação é mais um pioneirismo. Vamos trabalhar para muito em breve podermos trazer esse selo para o Município e fazer nosso trabalho refletir para todo País”.

A iniciativa MIL Cities foi lançada em 2018, durante a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (Global Media and Information Literacy Week), que teve como tema “Mídia e cidades informadas pela informação: vozes, poderes e transformadores”. O selo, cujas métricas ainda estão sendo desenvolvidas, visa transformar a educação midiática num conceito cultural de aprendizagem permanente, integrando a matéria às políticas e estratégias municipais.

A educação midiática, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, é um conjunto de habilidades e competências adquiridas pela audiência, ou seja, aqueles que consomem o que é produzido e distribuído pelos canais de mídia, que permitem ao cidadão se expressar, ler, analisar e ser um aprendiz crítico em relação às informações que recebe. O letramento midiático contribui com o combate à desinformação e à disseminação de notícias falsas, além de ser um pilar para a construção de um conhecimento de qualidade.

Em Santos, já é desenvolvida uma série de projetos e atividades que abordam os conceitos de educação midiática e digital, como o Parquinho Tecnológico, desenvolvido em escolas municipais, no estímulo à inovação e ao empreendedorismo, com aulas sobre tecnologias digitais, mídias e audiovisual; as estudiotecas, ambientes tecnológicos e multidisciplinares, com equipamentos e estruturas diferenciadas que permitem um método de ensino inovador, e o projeto “Memórias em Rede”, desenvolvido pelo Instituto Devir Educom, em parceria com escolas municipais, onde os alunos experienciam a vida de um comunicador e encontram sua identidade social no bairro onde vivem, por meio de entrevistas com pessoas mais velhas e produção de conteúdo.

Últimos Trabalhos

Somos a Nocle

A Nocle é uma empresa focada em material humano, qualidade e inovação em engenharia. Sempre atenta aos detalhes, atua no mercado nacional com soluções completas e pensadas de forma única para cada cliente nos segmentos de engenharia elétrica, mecânica e civil. Hoje, a Nocle expandiu sua área de atuação, tornando-se também uma referência em manutenção hospitalar, predial, refrigeração, geradores e cabine primária.

WhatsApp
Precisa de ajuda? Estamos online!
Olá, estamos online! Podemos ajudar?